- Conhecer a História/ transmitir confiança.
- Evitar descrições cheias de detalhes.
- Usar as modalidades e possibilidades da voz.
- Mostrar a criança que o que ela viu está
impresso num livro.
- Falar do Autor, sua história de vida
(Biografia).
Atividades a partir da Narrativa
1. História João e o Pé-de-Feijão
Durante a contação da história, apresentar o
pé-de-feijão (cartaz) e questionar. Onde está o João? Após o comentário dos
alunos retirá-lo de dentro de uma das folhas.
Comentário sobre a História
Desenhar a parte da história quem mais gostou
Dar outro final a História
2. Apresentação de alguns livros para serem
analisados: capas, títulos, ilustrações, autor.
3. Técnica do Remador a partir das Histórias
Infantis.
Obs.: Cada grupo recebe um personagem de uma
história.
4 . Leitura do Texto: O segredo da Vó Maria –
Carla Caruzo
Trabalhando a observação:
- O que você pode descobrir da vida da avó por
maio dos objetos encontrados pela menina.
- O que existe de semelhante entre a infância
da menina? E o que existe de diferente
- Elaborar uma lista de perguntas que gostariam
de fazer aos pais, tios, avós, etc.
a) Por exemplo: Que brinquedos e brincadeiras
tinham quando eram crianças?
b) Como era a escola?
Solicitar para que tragam para a escola objetos
de outras épocas (fotos, livros, brinquedos…) para fazer uma exposição.
c) Construir um saco dos Segredos Literários.
Ex: Cinderela gostava do príncipe e sua
madrasta não sabia.
5. Exercício de Construção
A partir de imagens, construir uma historia.
Observar a seqüência das imagens e dos fatos
6. Exercício de Construção:
Ler o texto de Literatura Infantil : A
verdadeiro História dos Três Porquinhos.
Dramatizar a História
Acrescentar na História outros personagens da
Literatura Infantil.
Desenhar, ou construir através de recorte e
colagem as casinhas.
Montar um júri para decidir se realmente o lobo
é inocente (com juiz, jurado, advogado de defesa e de acusação…)
Sem errar, sem tomar fôlego,
Vaca preta, boi – pintado.”
Autor: Miguel
Nenhum comentário:
Postar um comentário