quarta-feira, 30 de maio de 2012

“Fábulas de Esopo” Dica de livro



Eu não sei como ainda não tinha dado esta dica antes, pois este livro é um dos mais bacanas da biblioteca dos filhotes. Comprei junto com outro, que vai ficar para outro post, numa época em que meu filho estava tendo sérias dificuldades com disciplina, inclusive  com probleminhas na escola. Por coincidência, nessa mesma época, ele estava aprendendo sobre as fábulas na escola, que são pequenas histórias que transmitem lições de moral e onde geralmente os animais são os personagens.
Mas, vamos ao livro: “Fábulas de Esopo”, da Companhia das Letrinhas, uma compilação de 53 histórias, escolhidas por Russell Ash e Bernard Higton, com tradução de Heloísa Jahn.
O que eu gostei muito neste livro é que ele tem uma introdução que explica quem foi Esopo, um suposto escravo grego, e também o que são as fábulas, além de uma grande descrição histórica das publicações das mesmas.
Como falei antes, este é um dos títulos que mais gosto e depois ainda fiquei sabendo que ele é uma das obras altamente recomendáveis pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
SINOPSE: Quem não conhece a famosa história da lebre e da tartaruga, aquela em que a lebre, tão convencida, acaba perdendo a corrida? E a fábula do velho, da criança e do burro? Ou então a lenda do pastorzinho mentiroso que de tanto dar falsos alarmes acabou ficando sem suas orelhas?
Pois é, se essas pequenas histórias são famosas entre nós, pouco se conhece sobre quem foi Esopo, o escritor dessas fábulas. Na verdade, não se sabe se Esopo, um suposto escravo grego, existiu ou não, mas o certo é que as histórias a ele atribuídas vêm sendo contadas e recontadas há mais de 2500 anos.
Sempre curtas e bem-humoradas, na maioria dos casos as fábulas de Esopo têm como protagonistas os animais e são reflexões sobre comportamento e costumes do cotidiano dos homens.
Valorizando o caráter universal e intemporal dessas pequenas jóias da literatura mundial, as histórias e os desenhos desta coletânea foram selecionados dentre as várias centenas de edições das Fábulas de Esopo, publicadas sobretudo na Europa e nos Estados Unidos, e seu conjunto exemplifica não só o apelo internacional desta obra como a diversidade visual que a acompanhou através dos tempos. Um clássico que fazia falta às crianças do Brasil.
Espero que tenham gostado da dica! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário