sexta-feira, 18 de maio de 2012

HISTÓRIA DA LITERATURA INFANTIL




“É através duma história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outra ótica, outra ética… É ficar sabendo História, Geografia, Filosofia, Sociologia, sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos acham que tem cara de aula porque se tiver deixa de ser literatura (A Bramovich, 1994. pg 17)”.

Os primeiros livros para crianças surgem no século XVII e XVIII. Antes dessa época não se escrevia para elas, porque não existia infância. O aparecimento da Literatura Infantil decorre da ascensão da família burguesa. A criança passa a ser considerada um ser diferente do adulto, com características e necessidades próprias.

PRIMEIROS TEXTOS
  • Educativos
  • Escritos por pedagogos e professores
LITERATURA INFANTIL NO MUNDO
Tradução e Adaptações Estratégias
PRINCIPAIS AUTORES
  • CHARLES PERRAULT
  • IRMÃOS GRIMM
  • CRISTIAN ANDERSON
  • LEWIS CARROL
  • COLLODI
  • FRANTE BAUM

LITERATURA INFANTIL NO BRASIL
1º ESCRITOR
Monteiro Lobatto
Pertencia ao Pré-modernismo, escreveu o primeiro livro para crianças no Brasil no ano 1921- A menina do Nariz arrebitado. Porém sua obra mais famosa e as histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo e seus habitantes. A linguagem usada por Monteiro Lobato era coloquial e acessível a todos.
- Década de 70 – explosão da Literatura Infantil no Brasil.

Ana Maria Machado



Ruth Rocha


Ziraldo



Mary e Eliardo França.



Joel Rufino dos Santos



Ligia Bojunga Nunes



A FORMAÇÃO DO LEITOR PASSA POR ETAPAS
A sucessão de fases evolutivas da inteligência é constante e igual para todos.
Pré – Leitor - 1 a 3 anos
  • Leitura de imagens / Ouvir histórias – rápidas curtas
  • Livros pano, plástico/ Histórias de bichos, brinquedos
Pré – Leitor - 3 a 6 anos -
  • Desenvolvimento da Linguagem Oral
  • Relação entre imagens e palavras
  • Fantoches e Música
Leitor Iniciante - 6 a 7 anos
  • Leitura Silábica / lustração
  • Imagina-se personagem e vive um mundo imaginário
  • Não associa o que é lido com a totalidade do texto / Narrativa com início, meio e fim
Leitor em Processo - 8 a 9 anos
  • Domínio da Leitura
  • Presença de imagens em diálogo com o texto
  • Linguagem mais elaborada
Leitor Fluente - (10 a 11 anos)
Domínio total da Leitura
Leitor Crítico
Desenvolvimento do pensamento reflexivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário