“É através duma história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outra ótica, outra ética… É ficar sabendo História, Geografia, Filosofia, Sociologia, sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos acham que tem cara de aula porque se tiver deixa de ser literatura (A Bramovich, 1994. pg 17)”.
Os primeiros livros para crianças surgem no século XVII e XVIII. Antes dessa época não se escrevia para elas, porque não existia infância. O aparecimento da Literatura Infantil decorre da ascensão da família burguesa. A criança passa a ser considerada um ser diferente do adulto, com características e necessidades próprias.
PRIMEIROS TEXTOS
- Educativos
- Escritos por pedagogos e professores
LITERATURA INFANTIL NO MUNDO
Tradução e Adaptações Estratégias
PRINCIPAIS AUTORES
- CHARLES PERRAULT
- IRMÃOS GRIMM
- CRISTIAN ANDERSON
- LEWIS CARROL
- COLLODI
- FRANTE BAUM
LITERATURA INFANTIL NO BRASIL
1º ESCRITOR
Pertencia ao Pré-modernismo, escreveu o primeiro livro para crianças no Brasil no ano 1921- A menina do Nariz arrebitado. Porém sua obra mais famosa e as histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo e seus habitantes. A linguagem usada por Monteiro Lobato era coloquial e acessível a todos.
- Década de 70 – explosão da Literatura Infantil no Brasil.
Ana Maria Machado
Ruth Rocha
Ziraldo
Mary e Eliardo França.
Joel Rufino dos Santos
Ligia Bojunga Nunes
A FORMAÇÃO DO LEITOR PASSA POR ETAPAS
A sucessão de fases evolutivas da inteligência é constante e igual para todos.
- Pré – Leitor - 1 a 3 anos
- Leitura de imagens / Ouvir histórias – rápidas curtas
- Livros pano, plástico/ Histórias de bichos, brinquedos
- Pré – Leitor - 3 a 6 anos -
- Desenvolvimento da Linguagem Oral
- Relação entre imagens e palavras
- Fantoches e Música
- Leitor Iniciante - 6 a 7 anos
- Leitura Silábica / lustração
- Imagina-se personagem e vive um mundo imaginário
- Não associa o que é lido com a totalidade do texto / Narrativa com início, meio e fim
- Leitor em Processo - 8 a 9 anos
- Domínio da Leitura
- Presença de imagens em diálogo com o texto
- Linguagem mais elaborada
- Leitor Fluente - (10 a 11 anos)
Domínio total da Leitura
- Leitor Crítico
Desenvolvimento do pensamento reflexivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário