quinta-feira, 31 de maio de 2012

Fábulas


Fábula (lat. fari + falar e gr. Phaó + dizer, contar algo) é uma narração breve, de natureza simbólica, cujos personagens por via de regra são animais que pensam, agem e sentem como os seres humanos. Esta narrativa tem por objetivo transmitir uma lição de moral. São historinhas curtas que utilizam o imaginário como uma maneira de provocar magia em sua leitura, e é uma das mais antigas maneiras de se contar uma história. A fábula é uma das mais antigas maneiras de se contar uma história.  O autor grego Esopo usava muitos bichos como personagens de suas fábulas, como tartarugas, lebres, raposas, formigas e cigarras. Através das histórias ele criticava os valores da sociedade de sua época, para mostrar o que é certo e o que é errado.

Esopo
Acredita-se que Esopo tenha vivido no século 6 antes de Cristo.

Provavelmente foi capturado em uma guerra e virou escravo na Grécia.

Mas não há provas históricas de que ele tenha existido.

O que não dá para negar é que há mais de 300 histórias, com características semelhantes, que podem ter sido escritas ou reescritas e divulgadas por ele.

Mais informações:
Site de Dicas

Metas

PD Criança

Crianças UOL

Sérgio Sakall

Wikipédia

O LEÃO E O RATO
Um Leão, que dormia sossegado foi despertado por um Rato, que passou correndo sobre seu rosto. Com um bote ágil ele o capturou, e estava pronto para matá-lo, quando o Rato suplicou:

Ora, se o senhor me poupasse, tenho certeza que poderia um dia retribuir sua bondade. Rindo por achar rídícula a idéia, ele resolveu libertá-lo. Aconteceu que, pouco depois, o Leão caiu numa armadilha colocada por caçadores. Preso ao chão, amarrado por fortes cordas, sequer podia mexer-se. O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou, roeu as cordas e libertou-o dizendo:

O senhor riu da idéia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava receber de mim qualquer favor em troca do seu; Mas agora sabe, que mesmo um pequeno Rato é capaz de retribuir um favor a um poderoso Leão.

Autor: Esopo Moral da História: Os pequenos amigos podem se revelar os melhores aliados.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

A lebre e a tartaruga


A lebre vivia a se gabar de que era o mais veloz de todos os animais. Até o dia em que encontrou a tartaruga.
– Eu tenho certeza de que, se apostarmos uma corrida, serei a vencedora – desafiou a tartaruga.
A lebre caiu na gargalhada.
– Uma corrida? Eu e você? Essa é boa!
– Por acaso você está com medo de perder? – perguntou a tartaruga.
– É mais fácil um leão cacarejar do que eu perder uma corrida para você – respondeu a lebre.
No dia seguinte a raposa foi escolhida para ser a juíza da prova. Bastou dar o sinal da largada para a lebre disparar na frente a toda velocidade. A tartaruga não se abalou e continuou na disputa. A lebre estava tão certa da vitória que resolveu tirar uma soneca.
"Se aquela molenga passar na minha frente, é só correr um pouco que eu a ultrapasso" – pensou.
A lebre dormiu tanto que não percebeu quando a tartaruga, em sua marcha vagarosa e constante, passou. Quando acordou, continuou a correr com ares de vencedora. Mas, para sua surpresa, a tartaruga, que não descansara um só minuto, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar.
Desse dia em diante, a lebre tornou-se o alvo das chacotas da floresta.
Quando dizia que era o animal mais veloz, todos lembravam-na de uma certa tartaruga...
Moral: Quem segue devagar e com constância sempre chega na frente.
Do livro: Fábulas de Esopo - Editora Scipione

“Fábulas de Esopo” Dica de livro



Eu não sei como ainda não tinha dado esta dica antes, pois este livro é um dos mais bacanas da biblioteca dos filhotes. Comprei junto com outro, que vai ficar para outro post, numa época em que meu filho estava tendo sérias dificuldades com disciplina, inclusive  com probleminhas na escola. Por coincidência, nessa mesma época, ele estava aprendendo sobre as fábulas na escola, que são pequenas histórias que transmitem lições de moral e onde geralmente os animais são os personagens.
Mas, vamos ao livro: “Fábulas de Esopo”, da Companhia das Letrinhas, uma compilação de 53 histórias, escolhidas por Russell Ash e Bernard Higton, com tradução de Heloísa Jahn.
O que eu gostei muito neste livro é que ele tem uma introdução que explica quem foi Esopo, um suposto escravo grego, e também o que são as fábulas, além de uma grande descrição histórica das publicações das mesmas.
Como falei antes, este é um dos títulos que mais gosto e depois ainda fiquei sabendo que ele é uma das obras altamente recomendáveis pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
SINOPSE: Quem não conhece a famosa história da lebre e da tartaruga, aquela em que a lebre, tão convencida, acaba perdendo a corrida? E a fábula do velho, da criança e do burro? Ou então a lenda do pastorzinho mentiroso que de tanto dar falsos alarmes acabou ficando sem suas orelhas?
Pois é, se essas pequenas histórias são famosas entre nós, pouco se conhece sobre quem foi Esopo, o escritor dessas fábulas. Na verdade, não se sabe se Esopo, um suposto escravo grego, existiu ou não, mas o certo é que as histórias a ele atribuídas vêm sendo contadas e recontadas há mais de 2500 anos.
Sempre curtas e bem-humoradas, na maioria dos casos as fábulas de Esopo têm como protagonistas os animais e são reflexões sobre comportamento e costumes do cotidiano dos homens.
Valorizando o caráter universal e intemporal dessas pequenas jóias da literatura mundial, as histórias e os desenhos desta coletânea foram selecionados dentre as várias centenas de edições das Fábulas de Esopo, publicadas sobretudo na Europa e nos Estados Unidos, e seu conjunto exemplifica não só o apelo internacional desta obra como a diversidade visual que a acompanhou através dos tempos. Um clássico que fazia falta às crianças do Brasil.
Espero que tenham gostado da dica! ;)

Dicas de bons livros de literatura infantil


Dicas de bons livros de literatura infantil
Sabemos o quanto é importante a leitura para enriquecimento de nosso conhecimento, melhor desenvolvimento de nossa linguagem e crescimento de nossa própria personalidade. O hábito de ler é conquistado sem esforços, a pessoa que tem costume pela leitura sente prazer em comprar um livro e devorá-lo em questão de pouquíssimo tempo, e quanto mais se lê é mais conhecimento adquirido e mais possibilidades de aprender a argumentar sobre algo e tudo que é relacionada a linguagem e leitura em si. Mas, para uma criança te o hábito de ler, deve ser apoiada a realizar tal ato desde cedo. Os pais já têm que ir introduzindo a leitura aos filhos desde pequenos, com livros que sejam interessantes a eles e que façam da leitura um momento prazeroso e não uma obrigação. Para vocês, pais, que querem comprar livros para seus filhos e não sabem qual comprar, veja algumas opções de ótimos livros da literatura infantil, que com certeza irão inspirar seu filho a leitura.
Para crianças a partir que três ou quatro anos de idade: Banho!, da autora Mariana Massarani, O dragão que era galinha D’Angola da autora Ana Flora, Com a maré e o sonho de Ninfa Parreiras, O nabo gigante de Aleksei Tolstoi e Somos todos igualzinhos de Bartolomeu Campos de Queiróz. Agora para crianças a partir de cinco e seis anos de idade veja alguns bons livros: A caligrafia de Dona Sofia, do autor André Neves, João Felizardo, O rei dos negócios de Angela Lago, Quando eu era pequena de Adélia Prado, A princesa que escolhia de Ana Maria Machado, O livro dos pontos de vista de Ricardo Azevedo e Palavras são pássaros de Angela Leite. As crianças a partir de sete e oito anos: Viagem pelo Brasil em 52 histórias de Silvana Salerno, Os gêmeos do tambor, do autor Rogério Andrade Barbosa e O aprendiz de feiticeiro de Johann Wolfgang Von Goethe. Esses foram eleitos os melhores livros infantis, aproveite e adquira os livros para incentivar seus livros a gostar de ler.

História da Literatura Infantil no Brasil


Blog de brincandoseaprende :Brincando  se aprende, História da Literatura Infantil no Brasil
Os livros para crianças começaram a ser publicados no Brasil em 1808 com a implantação da Imprensa Régia, porém a literatura infantil brasileira nasce apenas no final do século XIX. Mesmo nesse momento, a circulação de livros infantis no país é precária e irregular, representada principalmente por edições portuguesas que só aos poucos passam a coexistir com as tentativas pioneiras e esporádicas de traduções nacionais. Enquanto sistema (de textos e autores postos em circulação junto ao público), a literatura destinada ao jovem público brasileiro se consolida somente nos arredores da Proclamação da República.
Esse processo não é gratuito: no final do século XIX, vários elementos convergem para formar a imagem do Brasil como um país em processo de modernização,entre os quais se destacam a extinção do trabalho escravo, o crescimento e a diversificação da população urbana e a incorporação progressiva de levas de imigrantes à paisagem da cidade. Visto que essas massas urbanas começam a configurar a existência de um virtual público consumidor de produtos culturais, o saber obtido por meio da leitura passa a deter grande importância no emergente modelo social que se impõe, fazendo com que a escola exerça um papel fundamental para a transformação de uma sociedade rural em urbana.
Como elementos auxiliares nesse processo, os livros infantis e escolares são dois gêneros que saem fortalecidos das várias campanhas de alfabetização deflagradas e lideradas, nessa época, por intelectuais, políticos e educadores, abrindo espaço, nas letras brasileiras, para um tipo de produção didática e literária dirigida especificamente ao público infantil.
Aberto esse campo, começa a despontar a preocupação generalizada com a carência de material de leitura adequado às crianças do país as quais contavam apenas com adaptações e traduções dos clássicos infantis europeus que, muitas vezes, circulavam em edições portuguesas cujo código lingüístico se distanciava bastante da língua materna dos leitores brasileiros. Em função da necessidade do abrasileiramento dos textos, aumentando sua penetração junto às crianças, o início da literatura infantil brasileira fica marcado pelo transplante de temas e textos europeus adaptados à linguagem brasileira.
As informações foram retiradas do artigo: A literatura infantil no Brasil: origem, tendências e ensino, da autora Lia Cupertino Duarte Albino. Para ler o artigo completo acesse:

quarta-feira, 23 de maio de 2012

FALANDO SOBRE LITERATURA INFANTIL





Falando sobre histórias infantis, contos de fadas, enfim, literatura infantil. Muitos escritores de livros infantis passam o tempo preocupados em fazer o tempo das crianças ser bem aproveitado. Escrevem histórias para os pequenos que muita gente grande gosta.
Quando se pensa na literatura infantil brasileira, imediatamente surgem nomes como os de: Monteiro Lobato, Ana Maria Machado, Lygia Bojunga, Ziraldo, Elvira Vigna, Sylvia Orthof, Bartolomeu Campos Queiroz, entre outros, que veiculam em suas obras idéias engraçadas e bem humoradas, recriam situações inusitadas e absurdas que não só divertem o leitor, mas também o levam a refletir sobre a realidade que o cerca. Os escritores procuram estabelecer entre o leitor e o texto uma relação prazerosa de cumplicidade. Eles escrevem para a criança, pensando na criança, tentando uma comunicação com ela.
Quando uma história é boa, ela pode fazer a criança viver outra vida, ou seja, a vida da personagem da história e usando a imaginação, a criança vai viajando, reelaborando sua realidade pelo imaginário, pela fantasia.
A primeira manifestação consciente da produção de literatura específica para crianças foram os livros de leitura usados nas escolas. Acabou sendo difícil estabelecer uma separação entre os livros de entretenimento puro e o de leitura para aquisição de conhecimentos e estudo nas escolas.
“A literatura infantil propriamente dita partiu do livro escolar, do livro útil e funcional, de objeto eminentemente didático”. (ARROYO, 1968) 

domingo, 20 de maio de 2012

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS



- Conhecer a História/ transmitir confiança.
- Evitar descrições cheias de detalhes.
- Usar as modalidades e possibilidades da voz.
- Mostrar a criança que o que ela viu está impresso num livro.
- Falar do Autor, sua história de vida (Biografia).
Atividades a partir da Narrativa
1. História João e o Pé-de-Feijão
Durante a contação da história, apresentar o pé-de-feijão (cartaz) e questionar. Onde está o João? Após o comentário dos alunos retirá-lo de dentro de uma das folhas.
Comentário sobre a História
Desenhar a parte da história quem mais gostou
Dar outro final a História
2. Apresentação de alguns livros para serem analisados: capas, títulos, ilustrações, autor.
3. Técnica do Remador a partir das Histórias Infantis.
Obs.: Cada grupo recebe um personagem de uma história.
4 . Leitura do Texto: O segredo da Vó Maria – Carla Caruzo
Trabalhando a observação:
- O que você pode descobrir da vida da avó por maio dos objetos encontrados pela menina.
- O que existe de semelhante entre a infância da menina? E o que existe de diferente
- Elaborar uma lista de perguntas que gostariam de fazer aos pais, tios, avós, etc.
a) Por exemplo: Que brinquedos e brincadeiras tinham quando eram crianças?
b) Como era a escola?
Solicitar para que tragam para a escola objetos de outras épocas (fotos, livros, brinquedos…) para fazer uma exposição.
c) Construir um saco dos Segredos Literários.
Ex: Cinderela gostava do príncipe e sua madrasta não sabia.
5. Exercício de Construção
A partir de imagens, construir uma historia.
Observar a seqüência das imagens e dos fatos
6. Exercício de Construção:
Ler o texto de Literatura Infantil : A verdadeiro História dos Três Porquinhos.
Dramatizar a História
Acrescentar na História outros personagens da Literatura Infantil.
Desenhar, ou construir através de recorte e colagem as casinhas.
Montar um júri para decidir se realmente o lobo é inocente (com juiz, jurado, advogado de defesa e de acusação…)

Sem errar, sem tomar fôlego,
Vaca preta, boi – pintado.”
Autor: Miguel

sexta-feira, 18 de maio de 2012

HISTÓRIA DA LITERATURA INFANTIL




“É através duma história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outra ótica, outra ética… É ficar sabendo História, Geografia, Filosofia, Sociologia, sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos acham que tem cara de aula porque se tiver deixa de ser literatura (A Bramovich, 1994. pg 17)”.

Os primeiros livros para crianças surgem no século XVII e XVIII. Antes dessa época não se escrevia para elas, porque não existia infância. O aparecimento da Literatura Infantil decorre da ascensão da família burguesa. A criança passa a ser considerada um ser diferente do adulto, com características e necessidades próprias.

PRIMEIROS TEXTOS
  • Educativos
  • Escritos por pedagogos e professores
LITERATURA INFANTIL NO MUNDO
Tradução e Adaptações Estratégias
PRINCIPAIS AUTORES
  • CHARLES PERRAULT
  • IRMÃOS GRIMM
  • CRISTIAN ANDERSON
  • LEWIS CARROL
  • COLLODI
  • FRANTE BAUM

LITERATURA INFANTIL NO BRASIL
1º ESCRITOR
Monteiro Lobatto
Pertencia ao Pré-modernismo, escreveu o primeiro livro para crianças no Brasil no ano 1921- A menina do Nariz arrebitado. Porém sua obra mais famosa e as histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo e seus habitantes. A linguagem usada por Monteiro Lobato era coloquial e acessível a todos.
- Década de 70 – explosão da Literatura Infantil no Brasil.

Ana Maria Machado



Ruth Rocha


Ziraldo



Mary e Eliardo França.



Joel Rufino dos Santos



Ligia Bojunga Nunes



A FORMAÇÃO DO LEITOR PASSA POR ETAPAS
A sucessão de fases evolutivas da inteligência é constante e igual para todos.
Pré – Leitor - 1 a 3 anos
  • Leitura de imagens / Ouvir histórias – rápidas curtas
  • Livros pano, plástico/ Histórias de bichos, brinquedos
Pré – Leitor - 3 a 6 anos -
  • Desenvolvimento da Linguagem Oral
  • Relação entre imagens e palavras
  • Fantoches e Música
Leitor Iniciante - 6 a 7 anos
  • Leitura Silábica / lustração
  • Imagina-se personagem e vive um mundo imaginário
  • Não associa o que é lido com a totalidade do texto / Narrativa com início, meio e fim
Leitor em Processo - 8 a 9 anos
  • Domínio da Leitura
  • Presença de imagens em diálogo com o texto
  • Linguagem mais elaborada
Leitor Fluente - (10 a 11 anos)
Domínio total da Leitura
Leitor Crítico
Desenvolvimento do pensamento reflexivo

terça-feira, 15 de maio de 2012

CARACTERÍSTICAS DA LITERATURA




É possível listar algumas características que marcam este universo:
Narrativa movimentada, cheia de imprevistos
- Discurso direto
- Livros com muitas ilustrações
- Finais felizes na maioria das vezes
Desde a década de 70, a literatura destinada ao público pré-adolescente (11 – 12 anos até a adolescência) vem sendo chamada de “Literatura Realista para Crianças”.
Como o próprio nome já diz, esse tipo de literatura tem como objetivo levar a realidade da vida para as crianças abordando temas até então considerados impróprios (morte, divórcio, sexo e problemas sociais).
Existe muita controvérsia a respeito desse tipo de literatura, alguns educadores alegam que esses livros são mais projetos educativos (muitos são feitos por encomenda) do que literatura.
Claro que a conscientização da realidade pode ser feita de outra forma, já que o universo infantil é repleto de magia, facilitando a transmissão das mesmas idéias sem chocar tanto.
O mais importante de tudo é que as crianças conheçam todos os tipos de literatura, pois esse conhecimento irá ajudá-la a escolher a leitura que mais lhe agrada.

domingo, 13 de maio de 2012

PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS DA LITERATURA



Perrault: “Chapeuzinho Vermelho”, “A Bela Adormecida”, “O Barba Azul”, “O Gato de Botas”, “Pequeno Polegar”, etc.
Irmãos Grimm: “A gata borralheira” (que de tão famosa recebeu mais de 300 versões pelo mundo afora), “Branca de Neve”, “Os Músicos de Bremen”, “João e Maria”, etc.
Andersen: “O Patinho Feio”
Charles Dickens: “Oliver Twist”, “David Copperfield”
La Fontaine: “O Lobo e o Cordeiro”
Esopo: “A lebre e a tartaruga”, “O lobo e a cegonha”, “O leão apaixonado”
No Brasil a literatura infantil deu os primeiros passos com as obras de Carlos Jansen (“Contos seletos das mil e uma noites”), Figueiredo Pimentel (“Contos da Carochinha”), Coelho Neto, Olavo Bilac e Tales de Andrade.
Porém, o mais importante escritor infantil foi Monteiro Lobato. É com ele que se inicia, de fato, a literatura infantil no Brasil.
MONTEIRO LOBATO
José Bento Monteiro Lobato nasceu em 1882 em São Paulo. Sua obra consiste em contos, ensaios, romances e livros infantis. Além de escritor, Monteiro Lobato foi tradutor. É considerado, juntamente com outros escritores brasileiros, um dos maiores e mais importantes nomes da nossa literatura.
- Principais Obras
Urupês
“Cidades Mortas”
“Idéias do Jeca Tatu”
“Negrinha”
“Reinações de Narizinho” (livro que reúne várias histórias infantis)
“Sítio do Pica-pau Amarelo”
“O Minotauro”
Além de Monteiro Lobato, outros escritores como Ziraldo e Ana Maria Machado também se dedicam ao público infantil.
Ziraldo: “O Menino Maluquinho”, “A bonequinha de pano”, “Este mundo é uma bola”, “Uma professora muito maluquinha”.
Ana Maria Machado: “A Grande Aventura de Maria Fumaça”, “A Velhinha Maluquete”, “O Natal de Manuel”.
Apesar de tudo, a literatura infantil sofre alguns preconceitos, pois muitos escritores negam que suas obras são escritas para os pequenos. Isso nos dá a impressão que essa literatura não é tão importante, se esquecem de que se sua obra for boa e tiver conteúdo, ela poderá influenciar crianças de uma forma positiva.
Muitas obras consideradas adultas foram adotadas pelo público infantil (“As aventuras de Robson Crusoé” – de Daniel Defoe, “Viagens de Gulliver” – de Jonathan Swift e “Platero e Eu” – de Juan Ramón Jiménez), assim como muitas obras do público infantil agradam os adultos (“Sitio do Pica-Pau Amarelo”, por exemplo).
Professores, educadores e pais querem criar em seus filhos e alunos o hábito da leitura, porém, muitos adultos não tem esse hábito e usam a falta de tempo e cansaço como uma justificativa para a pouca dedicação aos livros, sem perceber que essa atitude vai tirando o interesse da criança, que no início de sua trajetória de vida via o livro como algo encantador, mágico e cheio de mistério.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

As Mil e Uma Noites




Coleção de contos árabes (Alf Lailah Oua Lailah) compilados provavelmente entre os séculos XIII e XVI. São estruturados como histórias em cadeia, em que cada conto termina com uma deixa que o liga ao seguinte. Essa estruturação força o ouvinte curioso a retornar para continuar a história, interrompida com suspense no ar.
Foi o orientalista francês Antoine Galland o responsável por tornar o livro de As mil e uma Noites conhecido no ocidente (1704). Não existe texto fixo para a obra, variando seu conteúdo de manuscrito a manuscrito. Os árabes foram reunindo e adaptando esses contos maravilhosos de várias tradições. Assim, os contos mais antigos são provavelmente do Egito do séc. XII. A eles foram sendo agregados contos hindus, persas, siríacos e judaicos.
O uso do número 1001 sugere que podem aparecer mais histórias, ligadas por um fio condutor infinito. Usar 1000 talvez desse a idéia de fechamento, inteiro, que não caracteriza a proposta da obra.
Os mais famosos contos são:
  • O Mercador e o Gênio
  • Aladim ou a Lâmpada Maravilhosa
  • Ali-Babá e os Quarenta Ladrões Exterminados por uma Escrava
  • As Sete Viagens de Simbá, o Marinheiro
O rei persa Shariar, vitimado pela infidelidade de sua mulher, mandou matá-la e resolveu passar cada noite com uma esposa diferente, que mandava degolar na manhã seguinte. Recebendo como mulher a Sherazade, esta iniciou um conto que despertou o interesse do rei em ouvir-lhe a continuação na noite seguinte. Sherazade, por artificiosa ligação dos seus contos, conseguiu encantar o monarca por mil e uma noites e foi poupada da morte.
A história conta que, durante três anos, moças eram sacrificadas pelo rei, até que já não havia mais virgens no reino, e o vizir não sabia mais o que fazer para atender o desejo do rei. Foi quando uma de suas filhas, Sherazade, pediu-lhe que a levasse como noiva do rei, pois sabia um estratagema para escapar ao triste fim que a esperava. A princesa, após ser possuída pelo rei, começa a contar a extraordinária "História do Mercador e do Efrit", mas, antes que a manhã rompesse, ela parava seu relato, deixando um clima de suspense, só dando continuidade à narrativa na manhã seguinte. Assim, Sherazade conseguiu sobreviver, graças à sua palavra sábia e à curiosidade do rei. Ao fim desse tempo, ela já havia tido três filhos e, na milésima primeira noite, pede ao rei que a poupe, por amor às crianças. O rei finalmente responde que lhe perdoaria, sobretudo pela dignidade de Sherazade.
Fica então a metáfora traduzida por Sherazade: a liberdade se conquista com o exercício da criatividade.

domingo, 6 de maio de 2012

Afinal, o que é Literatura Infantil?



A Literatura Infantil

Afinal, o que é Literatura Infantil?


A designação infantil faz com que esta modalidade literária seja considerada "menor" por alguns, infelizmente. Principalmente os educadores vivenciam de perto a evolução do maravilhoso ser que é a criança. O contato com textos recheados de encantamento faz-nos perceber quão importante e cheia de responsabilidade é toda forma de literatura. A palavra literatura é intransitiva e, independente do adjetivo que receba, é arte e deleite. Sendo assim, o termo infantil associado à literatura não significa que ela tenha sido feita necessariamente para crianças. Na verdade, a literatura infantil acaba sendo aquela que corresponde, de alguma forma, aos anseios do leitor e que se identifique com ele. A autêntica literatura infantil não deve ser feita essencialmente com intenção pedagógica, didática ou para incentivar hábito de leitura. Este tipo de texto deve ser produzido pela criança que há em cada um de nós. Assim o poder de cativar esse público tão exigente e importante aparece. O grande segredo é trabalhar o imaginário e a fantasia. E como foi que tudo começou?

sábado, 5 de maio de 2012

Origens da Literatura Infantil



O impulso de contar histórias deve ter nascido no homem, no momento em que ele sentiu necessidade de comunicar aos outros alguma experiência sua, que poderia ter significação para todos. Não há povo que não se orgulhe de suas histórias, tradições e lendas, pois são a expressão de sua cultura e devem ser preservadas. Concentra-se aqui a íntima relação entre a literatura e a oralidade.

A célula máter da Literatura Infantil, hoje conhecida como "clássica", encontra-se na Novelística Popular Medieval que tem suas origens na Índia. Descobriu-se que, desde essa época, a palavra impôs-se ao homem como algo mágico, como um poder misterioso, que tanto poderia proteger, como ameaçar, construir ou destruir. São também de caráter mágico ou fantasioso as narrativas conhecidas hoje como literatura primordial. Nela foi descoberto o fundo fabuloso das narrativas orientais, que se forjaram durante séculos a.C., e se difundiram por todo o mundo, através da tradição oral.
A Literatura Infantil constitui-se como gênero durante o século XVII, época em que as mudanças na estrutura da sociedade desencadearam repercussões no âmbito artístico.
O aparecimento da Literatura Infantil tem características próprias, pois decorre da ascensão da família burguesa, do novo "status" concedido à infância na sociedade e da reorganização da escola. Sua emergência deveu-se, antes de tudo, à sua associação com a Pedagogia, já que as histórias eram elaboradas para se converterem em instrumento dela.
É a partir do século XVIII que a criança passa a ser considerada um ser diferente do adulto, com necessidades e características próprias, pelo que deveria distanciar-se da vida dos mais velhos e receber uma educação especial, que a preparasse para a vida adulta.