quinta-feira, 31 de maio de 2012

Fábulas


Fábula (lat. fari + falar e gr. Phaó + dizer, contar algo) é uma narração breve, de natureza simbólica, cujos personagens por via de regra são animais que pensam, agem e sentem como os seres humanos. Esta narrativa tem por objetivo transmitir uma lição de moral. São historinhas curtas que utilizam o imaginário como uma maneira de provocar magia em sua leitura, e é uma das mais antigas maneiras de se contar uma história. A fábula é uma das mais antigas maneiras de se contar uma história.  O autor grego Esopo usava muitos bichos como personagens de suas fábulas, como tartarugas, lebres, raposas, formigas e cigarras. Através das histórias ele criticava os valores da sociedade de sua época, para mostrar o que é certo e o que é errado.

Esopo
Acredita-se que Esopo tenha vivido no século 6 antes de Cristo.

Provavelmente foi capturado em uma guerra e virou escravo na Grécia.

Mas não há provas históricas de que ele tenha existido.

O que não dá para negar é que há mais de 300 histórias, com características semelhantes, que podem ter sido escritas ou reescritas e divulgadas por ele.

Mais informações:
Site de Dicas

Metas

PD Criança

Crianças UOL

Sérgio Sakall

Wikipédia

O LEÃO E O RATO
Um Leão, que dormia sossegado foi despertado por um Rato, que passou correndo sobre seu rosto. Com um bote ágil ele o capturou, e estava pronto para matá-lo, quando o Rato suplicou:

Ora, se o senhor me poupasse, tenho certeza que poderia um dia retribuir sua bondade. Rindo por achar rídícula a idéia, ele resolveu libertá-lo. Aconteceu que, pouco depois, o Leão caiu numa armadilha colocada por caçadores. Preso ao chão, amarrado por fortes cordas, sequer podia mexer-se. O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou, roeu as cordas e libertou-o dizendo:

O senhor riu da idéia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava receber de mim qualquer favor em troca do seu; Mas agora sabe, que mesmo um pequeno Rato é capaz de retribuir um favor a um poderoso Leão.

Autor: Esopo Moral da História: Os pequenos amigos podem se revelar os melhores aliados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário